O dinheiro esteve presente na humanidade desde tempos muito remotos. Por isso, o renomado Marcelo Madureira Montroni entende que estudar as cédulas e moedas utilizadas no decorrer da evolução das civilizações é de suma importância para todos os públicos. À vista disso, os numismatas têm um grande valor para a população atual. Mas o que é um numismata? Continue lendo:
O que é?
Segundo Marcelo Madureira Montroni, o dinheiro como símbolo de troca entre um produto, sempre esteve presente nas negociações humanas, desde os tempos remotos, no período em que o homem passou a produzir os próprios alimentos e objetos. Assim, quando um indivíduo não tinha algum alimento que o outro produzia, a troca era feita, fazendo nascer daí, os primórdios do dinheiro.
No entanto, com a evolução, essa troca passou a ser feita através de uma moeda que tinha um determinado valor. Desse modo, quando um indivíduo produzia arroz e o outro que não o produzia desejava adquiri-lo, ele trocava uma quantia deste alimento por uma certa quantidade de moedas determinado pelo vendedor.
O conhecimento da origem do dinheiro é possível por conta da numismática, que segundo o egrégio Marcelo Madureira Montroni, ciência onde os estudiosos, chamados de numismata, realizam uma pesquisa aprofundada sobre as medalhas e moedas, descobrindo como era dado seu sistema econômico, e em que período histórico eram utilizadas.
Portanto, são chamados de numismatas os indivíduos que colecionam moedas, cédulas e medalhas, de diversos períodos históricos, e várias partes do mundo, com a finalidade de obter conhecimentos mais aprofundados desses artefatos, compreendendo culturas e costumes de povos distintos.
Para que servem os numismatas?
Como aponta o egrégio Marcelo Madureira Montroni, os numismatas servem para auxiliar os arqueólogos e os historiadores. Afinal, é através da numismática que as peças são analisadas minuciosamente, servindo como uma segura e precisa fonte de informações históricas, que angariam o conhecimento da sociedade.
Importância
Por fim, como ressalta o ilustre Marcelo Madureira Montroni, é evidente que os numismatas são de suma importância para o conhecimento da economia, visto que eles estudam como o dinheiro era manuseado antigamente. Esse conhecimento se faz fundamental para os economistas atuais, que podem evitar cometer os erros que foram cometidos pelos seus antepassados.