Você sabia que o ciclismo de estrada é a modalidade mais famosa do ciclismo? Pois é, como pontua o advogado Hertes Ufei Hassegawa, grande amante do esporte, isso se dá pelos fatos históricos, mas também pelos benefícios que o mesmo proporciona. E aí, esse assunto te interessa? Então confira esta leitura!
O nascimento do ciclismo de estrada
Antes de tudo, faremos um breve percurso na história dessa modalidade. Com as primeiras disputas realizadas ainda no século XIX, em Paris, o ciclismo de estrada ganhou fama entre os parisienses, especialmente após a primeira vitória da disputa, de James Moore. Incrível, você não acha? Mas a história fica melhor quando a modalidade entra nas disputas olímpicas, quase 30 anos após sua criação.
E quais são as regras?
Assim, Hertes Ufei Hassegawa explica que esse esporte pode ser disputado tanto de maneira individual quanto coletiva, por homens e mulheres, além de existirem dois tipos de disputa: a de resistência e a de tempo. Também é válido pontuar que o ciclismo de estrada deve ter um percurso de, no mínimo, 10km, sendo que nas competições femininas a quilometragem total é sempre menor que a que os homens devem percorrer.
Como são as bicicletas de disputa?
Diferente da bicicleta convencional, que qualquer um pode utilizar no dia-a-dia, a bicicleta para praticar ciclismo de estrada deve ser mais leve, ao mesmo tempo que também deve ser mais resistente. O nome que esta ganha, portanto, é speed, de modo que, por ser feita com quadro de carbono e outros materiais semelhantes, o peso não ultrapassa os 7kg.
Para quem tem uma bicicleta comum em casa se impressiona, não é mesmo?
Outra característica importante desse modelo e que o diferencia é o guidão, que tende a ser mais baixo, a fim de promover mais conforto e aerodinâmica ao praticante. De início, para quem não está habituado, o executivo Hertes Ufei Hassegawa acredita que a sensação pode ser estranha, no entanto, com um pouco de prática, logo passa!
Curiosidades gerais sobre a bicicleta
Por fim, e não menos importante, o advogado Hertes Ufei Hassegawa comenta que as curiosidades sobre a bicicleta, principal ferramenta para a prática do esporte, são ainda mais interessantes. Confira algumas delas abaixo:
- Cerca de 100 milhões de bicicletas são fabricadas todos os anos;
- A primeira bicicleta foi criada na França;
- O design mais moderno da bicicleta nasceu na Inglaterra;
- Cerca de 30% das viagens realizada na Holanda são feitas em bicicletas;
- O uso da bicicleta contribui para uma economia de 238 milhões de galões de combustível fóssil;
- A mesma energia gasta numa caminhada pode ser gasta ao andar de bicicleta
- E muito mais!
E aí, interessante, não é mesmo?!