Você tem dúvidas sobre a cirurgia para reversão de laqueadura de trompas? Conforme explica o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, esse tipo de procedimento é realizado para reverter o efeito da laqueadura e permitir que as mulheres engravidem novamente. Dessa forma, para saber mais detalhes sobre esse processo e o seu funcionamento, continue a leitura deste artigo até o final!
Como se sabe, ao decidir não ter mais filhos, uma mulher pode optar pela laqueadura. Nesse sentido, será efetuado um procedimento cirúrgico que irá impedir os óvulos de terem contato com os espermatozóides, bloqueando as trompas uterinas. Todavia, caso a paciente se arrependa futuramente, é possível realizar a reversão.
O que é a reversão de laqueadura?
Também chamada de reanastomose tubária, a reversão de laqueadura é uma cirurgia que visa desfazer o procedimento anterior, garantindo que ocorra a gravidez novamente. O expert em cirurgia ginecológica, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, vislumbra que essa é uma opção para quem se arrepende e deseja ter mais bebês.
Como funciona?
Mas, como funciona a reversão de laqueadura? Antes de efetuar esse processo será analisada as condições das trompas da paciente. Isso porque, caso esteja fragilizada ou dilatada, não será possível realizar a reanastomose. Dessa maneira, os exames anteriores serão fundamentais para auxiliar nesta decisão.
Com esses pontos em mente, saiba que a reversão é feita através da laparoscopia, em que os canais da tuba uterina, serão religados por meio de micro suturas. Após isso, será injetada uma solução na cavidade uterina, para certificar que tudo está restabelecido. O Mestre em Ciências da Saúde, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, comenta que são poucos os casos de complicações durante a cirurgia.
Quais são os riscos?
Se você tem dúvidas sobre os riscos deste procedimento, saiba que o principal deles é o de ocorrer uma gravidez ectópica — quando o embrião se desenvolve fora da cavidade uterina. Desse modo, é essencial contar com o acompanhamento médico regular e seguir todos os cuidados pós-cirúrgicos.
Sendo assim, para saber mais sobre esse e outros processos ginecológicos, não deixe de visitar o site: www.clinicadrorcione.com, e de conhecer o trabalho do Doutor Orcione Ferreira Guimarães Junior, por meio do Instagram: @drorcionejunior. Além disso, para tirar suas dúvidas, entre em contato através do Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1 ou acesse o site: www.clinicadrorcione.com